sábado, 1 de novembro de 2014

Costurando fácil PARTE 2

AGULHAS DE MÁQUINA CASEIRA

Muitas vezes nos deparamos com alguma dificuldade de costurar alguma peça, e com isso já vamos lá mexer na nossa máquina. Primeiro vemos se a linha ta passada correta, depois limpamos (vai saber tem alguma sujeirinha, né?) depois de limpar, ficamos pensando no problema. Ai surge uma ideia brilhante: ABRIR A MÁQUINA! hehe (quem nunca?) então abrimos ela toda, lubrificamos e damos uma de mecânicas. Depois disso tudo descobrimos que a máquina não tem nada... BATE O DESESPERO! E AGORA? 

Bom, você já parou pra pensar que o tecido que você está usando pede uma agulha específica? Sim! Incrível né? Pois é... A verdade que a agulha é necessária pra costurar (claro) Se ela está colocada errada pode influenciar tudo na sua confecção! Ela pode costurar torto, enrolar toda linha de baixo e o pior de todos: QUEBRAR! 

Ai que medo, né?! Pois é...  por isso que devemos tomar muuuuuito cuidado com essas pequeninas frágeis ♥ 

Hoje vamos conhecer uma linda agulha. Com vocês a agulha PONTA DE OURO!


Reparou que ela tem essa ponta dourada? pois é, não é atoa o nome rsrs. Ela proporciona uma costura agradável em tecidos de malha, lycra e até mesmo aqueles mais fresquinhos que puxa o fio. Essa agulha não puxa o fio como as outras agulhas.

Essa é uma pequena amostra da costura na malha com a agulha normal e a agulha Ponta de Ouro.

Do lado esquerdo(costura menor), a agulha normal. Reparem que fica uma costura meio feinha parecendo que vai desmanchar a qualquer momento... 

Do lado direito, com a agulha ponta de ouro. Gente fica outro nível, costura super suave.


Bom meninas, vale a pena ter umas dessas em casa de reserva porque elas são muito úteis e nunca nos deixam na mão. 

AH! outra coisa, essa agulha Ponta de Ouro é muito boa pra costurar lingerie, já que é muita malha que se usa.

 Um pouco sobre as outras agulhas...
As agulhas de máquinas são numeradas de acordo com a sua espessura. No Brasil é mais comum se utilizar a numeração americana: 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18. Se você olhar na parte superior da agulha, vai encontrar dois números: por exemplo: 90/14. Por conta do sistema métrico utilizado para máquinas industriais e também para algumas máquinas domésticas. Mede-se a espessura da agulha e multiplica-se por 100. Por exemplo: se a agulha tem 0,9 mm, multiplicado por 100, encontramos o número 90.  O segundo número corresponde ao sistema métrico da Singer (eles são equivalentes). 

  •  As agulhas vêm com os dois números. A equivalência é: 70 = 10; 75 = 11; 80 = 12; 85 = 13, 90 = 14 etc.

    Então você tem que escolher a agulha correta. Primeiro analise no tecido que você vai usar a espessura e à resistência que ele oferecerá à agulha da máquina.

    DICAS:
    ·         Para tecidos mais delicados, prefira agulhas mais finas. Normalmente 10 ou 11 se adequada bem à maioria dos tecidos delicados.
    ·         Para tecidos de algodão, por exemplo, é bom usar a 12. Porém, quando é pra se costurar mais de uma camada de tecido (tipo um “sanduíche”) é bom usar a 14 ou a 16.
    ·         Jeans ou Brim já exigem agulhas mais grossas como a 16 ou a 18.

    Além das agulhas comuns e da ponta de ouro, há ainda alguns tipos especiais:
   Para costurar couro, há também agulhas específicas, bem afiadas, algumas inclusive revestidas de titânio. As agulhas comuns quebram-se com facilidade, devido à resistência oferecida pelo couro.
  •   Há agulhas para costura dupla. Trata-se, na verdade, de duas agulhas com uma haste comum que se encaixa na máquina (no manual da sua máquina certamente há uma instrução sobre como utilizar).

É sempre bom ter pelo menos duas de cada uma dessas numerações para deixar o nosso trabalho mais lindo e com bom acabamento. Procure em algum armarinho perto de sua casa e já obtenha agulhas assim favoráveis ao seu tipo de máquina.

Por hoje é só meninas, espero que tenha ajudado vocês, Bjs da She ♥

0 comentários:

Postar um comentário