terça-feira, 14 de outubro de 2014

Como fazer um turbante.

Antes de mostrar o passo a passo do nosso querido turbante, eu queria poder contar um pouquinho dele pra quem não conhece... Bom, esse acessório tem ganhado destaque cada vez mais e literalmente fazendo a nossa cabeça! hehehe Bom, vamos entender um pouquinho dele comigo?

Então meninas, o turbante consiste em uma grande tira de pano (qualquer pano) de até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça e ele é de uso muito comum em alguns países.

A origem do turbante é desconhecida, porem existem inúmeras formas de amarrar o turbante na cabeça e varia- se entre vários tipos e cores.

Os turbantes também são usados pelas mulheres, como um acessório de moda. Na década de 1960 eles foram bem populares, e como vocês podem perceber, esta sendo muito visto nas ruas e em alguns desfiles de moda. Apesar de ser usado hoje em dia mais pelas mulheres, eles tem uma forma diferente de serem amarrados. Os homens, prendem à frente da cabeça. E as mulheres usam longos lenços, elas primeiro amarram as pontas à frente da cabeça e, a seguir, passando as pontas pela testa, as prendiam na nuca. Alguns jeitos de usar a baixo.

Turbante mostrando a franja(tipo faixa) :



 Modelo de turbante simples, com o cabelo solto:


Turbante envolto na cabeça (tipo touca) : 




Bom, agora vamos lá a parte mais legal desse post! Como fazer um turbante? Você tem alguma ideia de como fazer? Bom, ele é muito fácil, pra quem tem pouco conhecimento de costura tira de letra ele. Agora chega de conversa e vamos para a pratica:

PASSO A PASSO:

Eu selecionei um retalho aqui na minha casa e como vou fazer no modelo de uma faixa, eu usei:
  •  23 cm. de largura e 1.42 cm de comprimento.
  • Tecido cetim na cor rosa.

Obs: Na medida da largura e comprimento já esta incluso a margem de costura que é de 1 cm. para cada lado.

 Você também pode usar qualquer tipo de tecido.


Depois de ter recortado o tecido (Não esqueça de respeitar o fio reto!) faça a barrinha.  No normal, a barra é feita bem fininha e existe um equipamento que compramos e vai na maquina q pode fazer essa barrinha ficar tão fininha assim, mas como eu não tenho, eu fiz o máximo fininho que pudia! hehe Depois você já pode mostrar ao mundo seu novo turbante ♥

Bom, é simples assim! Caso vc não entenda de costura, peça ajuda para alguma vó, tia, prima, enfim... Aguem que saiba costurar.

Turbante azul escuro modelo faixa feito com tecido de punho (ele tem elasticidade).


Turbante rosa modelo faixa feito com cetim (não tem elasticidade).








 Eu espero que tenha ajudado! Façam um em casa e me contem como ficou, ok? Bjs da She. ♥

15 comentários:

  1. Turbantes não são moda, aqui no Brasil eles estão ligados à religiosidade e identidade Africana-Afobrasileira. Compreenda que nossos símbolos de resistência não podem perder o significado porque de repente vocês decidiram USAR turbantes é "cool" e estão na moda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O turbante é um símbolo de resistência. Gostei de sua colocação Rubia, me representou quanto uma mulher NEGRA que usa o turbante como um ato político.

      Excluir
    2. O turbante é um símbolo de resistência. Gostei de sua colocação Rubia, me representou quanto uma mulher NEGRA que usa o turbante como um ato político.

      Excluir
    3. O fato de estarem ligados à religiosidade e a identidade afro-brasileira não impede que o acessório seja utilizado por todos. Não significa perder o significado, mas sim desmistificar uma cultura racista e discriminatória. Quando por fim formos humanos em plenitude e de fato isentos de discriminação, não teremos o porquê de debater qual raça criou o quê. Acho portanto, que sua colocação foi infeliz, uma vez que a blogueira a que se referiu fez um ótimo trabalho atingindo seu objetivo. Parabéns Sheila Oliveira!

      Excluir
    4. Os turbantes não surgiram apenas na África, o que não significa que é original da Europa, Ásia ou América, por um motivo óbvio: não existe apenas uma história acerca das origens dos turbantes, existem várias. é possível encontrar registros de figuras trajando este item na Grécia Antiga (1 100 a.C. até 146 a.C.), e Roma Antiga (Século VIII a.C), passando pelos Vikings e continuando sua história ora mais ora menos popularizado.
      Se para um povo é um importante item cultural-religioso, para outro é um importante item cultural de adorno. E como qualquer outro item de adorno, é normal que em determinados momentos esteja na moda, e em outros não. É quem quiser usar, pode!!!

      Excluir
    5. O turbante é lindo e usa quem quiser usar! Se fosse assim, esse blá blá blá sobre apropriação cultural, ninguém poderia usar roupas que lembrasse qualquer outra tradição... Em tempo, a África também "apropriou-se" das túnicas do oriente médio... Enfim... O importante é ser feliz, vestindo-se como se gosta!

      Excluir
  2. Falou tudo irmã, essas blogueiras não se preocupam em fazer uma boa pesquisaantes de falar sobre algo e acabam se apropriando na nossa cultura.

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo irmã, essas blogueiras não se preocupam em fazer uma boa pesquisaantes de falar sobre algo e acabam se apropriando na nossa cultura.

    ResponderExcluir
  4. Ola queridos! Primeiramente, me desculpem pelo transtorno.
    Quando eu decidi fazer essa publicação, não quis em momento algum ofender a cultura religião que está por de trás do turbante e sim, como fazer um. Em 2014, quando eu fiz esse PASSO A PASSO, os turbantes estavam sendo tendencia nas passarelas e na moda (foco desse blog) Mas o fato de muitas pessoas usarem o turbante apenas como um acessório, não quer dizer que ele deixa de ser um simbolo Afro-brasileiro. Novamente peço desculpas pelo ocorrido! Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. É triste ver a falta de cultura do povo brasileiro, o turbante não é um acessório de exclusividade de nenhuma religião, raça ou região, assim com o vestido, saia, calças, sandálias, sapatos, brincos, pulseiras, e etc. É uma palhaçada falar que uma pessoa com cabelo liso, ou alisado, ou de cor de pele branca, esta se apropriando da cultura afro, queridos muitos outros povos usavam turbante, ele não é exclusivo dos negros, assim como a tintura de cabelo loiro não é só pra bancos. Estamos precisando parar com esse papo de racismo e preconceito, a mídia e os políticos lançam isso e o povo cai, isso tudo para ficarmos brigando entre nós mesmos e não lutarmos contra eles, que verdadeiramente estão destruindo toda cultura, educação, saúde, e dignidade do brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuuuuuuito obrigada por escrever esse comentário!!!!! ♥

      Excluir
  6. Sou NEGRA e acho um absurdo as pessoas querem impor oque se pode usar ou não por causa de uma coisa "banal" COR DA PELE ! Entendo a cultura é claro ! Mas todos devem ter o direito de ser oque quiser usar o que quiser sem restrições ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, Você é maravilhosa!!! Obrigada por entender minha postagem ♥ oq me motiva a continuar escrevendo aqui são pessoas assim como você, que entende um texto e sabe conversar. Obrigada :D

      Excluir
  7. Falta de Cultura, acho melhor estudar um pouco...só um exemplo os mulçumanos usam turbantes....não entendo, os afros podem alisar os cabelos, é aí é coisa de Branco...é povo que gosta de um mimimi!!!

    ResponderExcluir
  8. Legal que ela coloca varias fotos de mulheres de turbantes mas nenhuma aparentemente africana ou do oriente medio.

    ResponderExcluir